O papel dos líderes comunitários

Líderes comunitários são mais do que meros representantes de suas comunidades. Existe neles uma percepção da realidade que vai além do que todos conseguem enxergar. Um líder comunitário assume perante as pessoas do local onde mora a responsabilidade, o zelo e o cuidado por todas as questões de interesse da comum.

A necessidade de liderança surge mediante as demandas da localidade, papel que é naturalmente desempenhado pelos que possuem um caráter motivador de trabalho em conjunto e reconhecimento das aptidões particulares de cada membro comunitário. São personagens, na quase totalidade dos casos, queridos e tidos como exemplo a ser seguido.

Um líder mobiliza toda comunidade para solucionar os problemas que estão dentro de seu alcance e também se torna um fiscalizador e intermediário entre a comunidade e o poder público para resolução de problemas como ruas esburacadas e falta de medicamentos em unidades de saúde, etc.

Para além das ações rotineiras o líder comunitário busca também promover uma consciência crítica em meio a comunidade. Buscam através da promoção de atividades coletivas desenvolver e incentivar habilidades particulares dos moradores de sua comunidade que possam beneficiar outras pessoas. Todos são movidos a pensar e buscar soluções conjuntas para a melhoria não apenas das problemáticas do bairro, mas também das relações sociais de todos que ocupam o mesmo espaço. É uma rede onde um luta por todos e todos lutam por uma comunidade melhor.

São figuras indispensáveis para o crescimento e qualidade de vida de uma comunidade e para formação cidadã dos membros que nela residem. O mérito das transformações sociais de uma comunidade ativa é toda deles, protagonistas anônimos.

 

Foto: Pixabay

Por: Mirelly Passos (repórter) – Iara Alves (editora)