Mulheres participam de caminhada da campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é o que mais mata entre as mulheres. Para estimular o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura para a doença, através da conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande reuniu centenas de mulheres durante o mês de Outubro. Na manhã do último sábado (28) as vias da cidade foram coloridas pelo tom mais feminino: o rosa, cor que representa a campanha de enfrentamento à patologia.

“Este evento ajuda a mobilizar toda a cidade nesta causa e a chamar a atenção de todos para a campanha”, ponderou Alane Tavares, que é coordenadora de Saúde da Mulher.

A multidão se reuniu no Parque do Povo, localizado no Centro da cidade. A concentração começou às 7h. Lá as mulheres puderam praticar exercícios físicos e tomar café da manhã. No local, ainda foram vendidos kits, doados por parceiros do evento, que continha uma camisa e uma viseira para proteção solar. Os produtos foram vendidos pelo valor de R$5 e o montante arrecadado vai ajudar a custear mamografias, exame que diagnóstica o câncer de mama.

A auxiliar de costureira Cristina Alves (50) acredita que eventos assim são importantes. A mãe dela morreu por causa da doença. Para ela, além de manter os exames de rotina em dia, a caminha foi uma oportunidade para que juntas as mulheres se ajudem.

Foram doados também duzentos exames de mamografias por uma clínica particular do município, que foram realizadas enquanto o evento acontecia. Outros mil exames foram marcados após uma triagem das mulheres que se enquadram em grupos de risco. Eles serão marcados e realizados através da Secretaria Municipal de Saúde.

Após realização das atividades as mulheres partiram para a Estação Velha ao som dos artistas Tony Dumond e Roberta Sylvana em uma caminhada cheia de amor e conscientização.

Ação social buscou conscientizar as mulheres sobre o câncer de mamaFotos: Codecom/CG

Por Iara Alves (repórter) – Mirelly Passos (editora)