Uma peregrinação de Fé e União no interior da Paraíba

A paróquia São Severino Bispo e São Vicente Férrer, que abrange os municípios paraibanos de Cubati e São Vicente do Seridó, está vivenciando um momento de fé e união. É que a imagem do padroeiro São Severino Bispo está peregrinando por todas as 28 comunidades que compõem os municípios. A visita já acontecia há alguns anos, porém, a passagem do padroeiro por todas as comunidades de Cubati é algo que até então não havia acontecido.

A paróquia foi criada e instalada oficialmente pelo bispo Dom Manuel Delson, no dia 18 de dezembro de 2016, e tem como pároco o padre Fernando Jacinto Dias, que esteve presente no último sábado (14) na comunidade Santo Antônio para celebrar a santa missa e receber a imagem do padroeiro que passou pela comunidade São Luiz Gonzaga, ambas de São Vicente do Seridó.

O pároco explicou que essa caminhada da imagem por toda a paróquia é uma forma de fortalecer a união de todos os membros e também representa um convite para a festa do padroeiro que acontecerá de 03 a 12 de Novembro. “A peregrinação nos leva a refletir sobre esta realidade de uma igreja que vivencia a unidade. E a imagem do padroeiro, peregrinando, leva a contemplar esta realidade de um convite para celebrarmos juntos a festa em honra do padroeiro São Severino Bispo”, destacou.

O pároco lembrou ainda a importância de São Severino para a comunidade católica. Ele foi um homem de muita fé e devoção, porém, é um santo pouco conhecido no Brasil. O padre destacou, inclusive, que no país existem apenas duas paróquias que possui o santo como padroeiro, e ambas estão localizadas em cidades paraibanas, uma na cidade de Nova Floresta e a própria paróquia da qual ele é pároco atualmente.

Por onde passa, a imagem do Santo vai deixando boas lembranças para os fiéis. É o que explica Raniele Lima, 17, umas das animadoras da comunidade São Luiz Gonzaga. “A visita da imagem de São Severino nos trouxe muita alegria em transmitir na nossa própria comunidade a festa dele, que é o padroeiro da nossa paróquia”, afirmou.

A peregrinação que se iniciou no dia 14 de setembro saindo da matriz da cidade Cubati, com destino à comunidade São Paulo, localizada no município, está prevista para ser concluída no próximo dia 03 de novembro, onde a imagem vai sair da comunidade São Sebastião, em Cubati, e voltará para a matriz.

Imagem de São Severino Bispo, padroeiro de São Vicente do Seridó/PB, percorre comunidades do municípioFotos: Rogério Santos

Por Rogério Santos (repórter) – Luana Gregório (editora)