Jovens de comunidade rural se unem com a palavra de Deus

Um grupo de jovens da comunidade Santo Antônio, localizada na zona rural do município paraibano de São Vicente do Seridó, possui um projeto idealizado desde o ano de 2016, mas que se consolidou em 2017. O trabalho tomou forma a partir da festa do padroeiro da localidade, realizada entre os dias primeiro e 13 de junho. Vinte e cinco jovens participam da equipe que é coordenada por Bárbara Santos (21) e Valéria Lima (19). Elas são responsáveis pela organização dos encontros e reuniões que ocorrem duas vezes por mês.

Segundo a coordenação, o principal objetivo desse projeto é engajar os jovens na igreja e possibilitar que eles tenham contato com a palavra de Deus por meio das leituras e reflexões da bíblia, realizadas nos encontros. Vale ressaltar que o grupo ainda não possui um nome definido, os integrantes estão em processo de escolha.

O trabalho do grupo se resumia em aplicar atividades de dança e teatro, mas o número de integrantes era pequeno. As coordenadoras percebendo que nem todos se identificavam com o serviço oferecido, resolveram criar um ambiente de encontros mais amplo para acolher mais vocações. Bárbara, uma das coordenadoras pondera que atender o máximo de pessoas é prioridade. “A ideia inicial foi comunitária, posso dizer que surgiu da maioria dos jovens da comunidade. Com o intuito de reavivar nossa fé e também buscar mais jovens, mais pessoas para a igreja” destacou.

José Teodósio (17) explica que está satisfeito com os encontros realizados e discorre sobre o que o projeto significa para ele: “É um sentimento de felicidade, muito bom, um sentimento inexplicável. Isso vai diminuir tanto o índice de criminalidade, como vai aumentar o número de gente no reino dos céus”.

Os encontros, que ocorrem a cada quinze dias, duram em média duas horas e são preparados pelas coordenadoras baseados em temáticas diferentes. Cada momento é pensado a partir de um tema especifico. Quando estão reunidos os integrantes têm contato com a reflexão da palavra Deus, por meio de cantos e orações e também participam de danças e dinâmicas.

Mauro Júnior (33) conta como o grupo tem um processo constante de evolução. “Já faz algum tempo que a gente começou e estamos nos concretizando. O grupo já está bem formado e cada um sabe fazer a interpretação e a reflexão”, afirmou.

Uma das ultimas reuniões aconteceu no dia 02 de setembro e teve como tema “Maria nossa mãe”. O lema, por sua vez, ficou denominado “Bendito seja Deus que nos deu sua mãe por nossa mãe”, uma frase da beata Maria das Maravilhas.

O grupo de teatro e dança, que também é coordenado por Bárbara Santos, está mais fortalecido, os jovens realizam apresentações na própria comunidade, mas também são convidados para se apresentarem nas localidades vizinhas. Como é o caso da comunidade Nossa Senhora de Fátima, que fica no sitio Caiana de Juazeirinho, local em que o grupo realizou no último dia 02 de setembro duas apresentações: uma peça teatral com o tema “Vocação: Luz Divina” e uma dança coreografada com base no hino “Ele não desiste de você”, do cantor Marquinhos Gomes.

Juventude da comunidade de Santo Antônio, em São Vicente do Seridó-PB, busca promover os valores comunitários através da evangelizaçãoFotos: Rogério Santos

Por Rogério Santos (repórter) – Iara Alves (editora)