Casamento Coletivo é a concretização do sonho de 120 casais

Para muitos o casamento é um dos momentos mais esperados da vida, tudo precisa ser perfeito como fora idealizado nos sonhos, mas os custos de uma cerimônia como está estão fora de cogitação para muitos casais pelo preço elevado. A opção para oficializar a união é o matrimônio no civil, apenas com a assinatura de papéis em cartórios e com basto custeio. O vestido branco e a valsa, tão idealizados, não se adequam a esta realidade.

Na manhã da última segunda-feira (12), em pleno Dia dos Namorados, a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretária Municipal de Cultura (SECULT), possibilitou a concretização do sonho de centenas de casais. A realização do casamento coletivo acontece anualmente na pirâmide do Parque do Povo. Neste ano, o evento que já é tradição na programação do Maior São João do Mundo contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na oficialização da união de 120 casais, desde a resolução dos processos no cartório até as roupas dos noivos e das noivas, embelezamento, fotografias e a festa. Tudo disponibilizado gratuitamente.

João Batista Vilar e Marlene Silva Souza oficializaram uma união de 14 anos. Foto: Joyce Lima

A cerimônia não possui distinção ou limite de idade, desde casais que estavam iniciando a vida juntos até os que já viviam juntos por anos. João Batista Vilar de 61 anos oficializou a sua união de 14 anos com Marlene Silva Souza de 60 anos para realizar o sonho de menina de Marlene, “casar com vestido de noiva em uma festa linda”.

A solenidade foi conduzida em versos de cordel pela juíza de paz Ivina Mozarta quem os casais responderam um sonoro ‘sim’. Ivina ainda deu conselhos sobre os altos e baixos da vida conjugal e declarou que o amor estará acima de todos “estes muídos”. A decoração baseada em elementos já enraizados da cultura nordestina e a troca da valsa pelo forró do trio “Os 3 do Nordeste” e da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa transformaram a celebração em um verdadeiro “arraiá”.  Para finalizar o sonho vivido e a festa, as noivas arremessaram os buquês na arquibancada.

Nesta edição, o casamento ocorreu pela primeira vez sob a luz do dia para entrar na grade de programação da Rede Globo que transmitia a celebração, ao vivo, para todo o Brasil durante o programa “Bem Estar”.

120 casais realizam o sonho de casarFotos: Joyce Lima

Por Ana Flávia Nóbrega (repórter) – Iara Alves (editora)