O Trio da Tradição em São Vicente

O forró pé-de-serra, ou forró tradicional como muitos chamam, é típico da região Nordeste do Brasil e ganha maior destaque na época dos festejos juninos. As bandas que preservam esse estilo trazem enraizadas em seu trabalho o cotidiano do povo nordestino, perpetuando uma cultura que muitas vezes é passada de geração em geração. Em São Vicente do Seridó, município do Seridó Oriental paraibano, uma banda de forró pé-de-serra vem se destacando por carregar consigo a simbologia e a energia desse estilo, é ‘O Trio da Terra’.

Idealizado e organizado pelo tocador David Felix, como o próprio nome sugere, o grupo é formado por três artistas, todos eles naturais de São Vicente. Além de David, que toca o instrumento conhecido como oito baixos, compõe o trio o vocalista e triangulista Juací José e o zabumbeiro Luiz Nelson, eles que tocam juntos há aproximadamente 11 anos.

David explica que teve a ideia de montar a equipe com o intuito de valorizar a cultura local, preservando justamente o forró mais tradicional. Outro motivo foi o de incentivar o talento de seus colegas de trabalho, pois já conhecia antes mesmo da banda ser formada. O tocador conta ainda que no começo tudo era feito baseado no improviso, inclusive os instrumentos. Contudo, o grupo foi se estruturando e se organizando ao longo dos anos e hoje estão bem aparelhados. “A banda completa mesmo tem Guitarra, Contrabaixo, Zabumba, Triângulo e Sanfona”, comentou David em tom de orgulho. O trio está passando na verdade a ser um quarteto, já que o contrabaixo é tocado pelo jovem Diego, filho de David que tem tudo para seguir tocando com o pai.

Questionado sobre como iniciou sua carreira, David ressalta que tudo começou por iniciativa própria quando tinha apenas 16 anos de idade. A inspiração veio do pai dele, conhecido como Manoel de Pedro, que também é tocador. Com o passar dos anos a técnica foi sendo apurada e a paixão pelo forró aumentando. Hoje o trio é um dos orgulhos da vida do artista.

Atualmente o ‘Trio da Terra’ não toca apenas no município de São Vicente. Eles são constantemente convidados para realizarem suas apresentações em cidades vizinhas.  O vocalista Juací explica que a agenda de shows aumenta de forma considerável nas festividades de São João e São Pedro. “Só em falar que entrou o mês de junho o povo todo fica esperando as festas”, pontuou.

Preservando e respeitando a arte do forró pé-de-serra, o conjunto vem alçando voos antes inimagináveis e conquistando um número cada vez maior de fãs. A importância desses artistas para a cultural local já se tornou algo incontestável, fato que fica evidente a cada apresentação do grupo e registrado no semblante do público que aprecia o trabalho do ‘O Trio da Terra’.

Por Rogério Silva (repórter) – Eloyna Alves (editora)