Vila dos pescadores do JARAGUÁ

Escrito por Clordana H. Lima de Aquino Oliveira

  1  Esse ano o ENECOM – Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação,  abordou o tema de “Educação as Avessas- Da formação que temos à comunicação que queremos” possibilitou aos estudantes o contato com a realidade de Alagoas, nos dando mais uma vez a chance de expandir o conhecimento para além da realidade acadêmica. O espaço do Núcleo de Vivência escolhido foi da: Vila dos Pescadores do Jaraguá, sendo esse um bairro hoje periférico no centro da cidade. Os moradores da favela do Jaraguá atualmente estão sendo transferidos para a Vila de Pescadores sendo esse um projeto da prefeitura de Maceió que pretende urbanizar a área da favela para construção de três estaleiros, um mercado de peixe, um deposito com câmera frigorifica e uma maquina pesqueira.

          Mais de 50 famílias estão cadastradas para a mudança e várias casas já começaram a ser demolidas, inclusive na visita dos estudantes que estavam participando do ENECOM e puderam presenciar a saída de algumas famílias de suas casas. Alguns moradores ainda se recusam a sair do Jaraguá argumentando que é ali onde reside todo seu berço tanto cultural quanto histórico.

            Na vila do Jaraguá funciona o Ponto de Cultura Enseada das Canoas que nasceu em 2009 dando cor, voz e visibilidade a comunidade nativa tradicional da pesca, satisfazendo os anseios de crianças e jovens que nunca tinham tido contado com câmeras fotográficas, pincel, telas, tintas, computadores, microfones, cinema, teatro, biblioteca entre outros. Entre as oficinas os principais trabalhos são para os jovens da favela que estão em processo de formação de Agentes Culturais, os contatos do grupo de agentes culturais da oficina com instituições e gestores culturais do bairro foram seguidos por encontros de formação, realização de eventos culturais, seminário de Patrimônio Imaterial, informação em rede e informática básica, rodas de leitura infantil, leitura de editais para a produção de curtas, realização de eventos e exposições de arte, Comunicação e Rádio Comunitárias.

            O ponto de Cultura do Jaraguá é o que movimenta e dá voz ao povo que lá habita, fazendo com que saiam mais da margem da comunicação que é tão complicada no estado de Alagoas, conhecida por ter os coronéis da mídia onde só uma única voz e a mais forte é ouvida, deixando de lado a democratização da comunicação que é do povo e para o povo.

CONFIRA MAIS IMAGENS

2 3 4

Maiores informações:

Vídeo documentário feito pelos estudantes que visitaram o Jaraguá:

https://www.facebook.com/photo.php?v=4461961844045&set=vb.1739671048&type=2&theater

Site Ponto de Cultura – Enseada das Canoas: http://amajar.blogspot.com.br/